sábado, 12 de janeiro de 2013

Datas do Mahabharata e Ramayana Verificadas Pela Ciência




Data da Postagem: quinta-feira 8 Nov 2012
por Sri Nandanandana dasa (Stephen Knapp)

(Trecho de “Avanços da Antiga Cultura Védica da Índia” – [livro ainda inédito em português]: “Advancements of Ancient India’s Vedic Culture”)
[…]
O astrofísico Dr. Narahari Achar, um físico da Universidade de Memphis, mostrou claramente, com análises astronômicas, que a guerra do Mahabharata ocorreu em 3067 A.C. Examinando o Mahabharata, livros 3,5 e 18, seu programa de mapeamento celeste mostrou que todas estas descrições convergem para o ano de 3067. Achar também reconheceu que aproximadamente 30 anos antes, em 1969, S. Ragavan tinha chegado às mesmas datas.
 […]
Isto corrobora a visão de que a era de Kali-yuga começou em 3102 A.C., de acordo com o Dr. Achar. Como é declarado nos Puranas, Kali-yuga já tinha começado, mas sua influência total foi atrasada por causa da presença do Senhor Krishna. Deste modo, quando o Senhor Krishna partiu deste mundo, o que é dito ter ocorrido 35 anos depois da guerra de Kurukshetra em 3067, que dá o ano de 3032 D.C., então a Kali-yuga começou a mostrar mais de seus efeitos.
[…]
Assim, considerando a cronologia de acordo com o Professor Raghavan, temos:
  • Senhor Krishna parte de Upaplavya nagara em missão de paz – 26 de Setembro, 3067 A.C.
  • Krishna chega a Hastinapura – 28 de Setembro, 3067 A.C.
  • Eclipse Lunar – 29 de Setembro, 3067 A.C.
  • Krishna cavalga com Karna – 8 de Outubro, 3067 A.C.
  • Eclipse Solar – 14 de Outubro, 3067 A.C.
  • A guerra começa – 22 de Novembro, 3067 A.C.
  • Décimo quarto dia de guerra, continuada até as primeiras horas da manhã – 8 de Dezembro, 3067 A.C.
  • Balarama retorna – 12 de December, 3067 A.C.
  • Solstício de inverno – 13 de Janeiro, 3066 A.C.
  • Bhisma falece – 17 Janeiro, 3066 A.C.
  • Partida do Senhor Krishna – 3031 A.C..
  • Aproximadamente quando Vedavyasa compôs os principais textos védicos – 3000 A.C.
  • Aproximadamente quando Sarasvati secou ou desapareceu – 1900 A.C.
[…]
Claro que diferentes acadêmicos chegaram a variações em seus cálculos, e se tem algumas versões diferentes do Mahabharata, e ao longo de muitos séculos desde que foi escrito, adições e acréscimos são encontrados. Por exemplo, os versos 2.28.48-9 mencionam Roma e Antakhi em sânscrito, o que alguns acadêmicos interpretam como significando Roma e Antioquia. Isto coloca estas menções não anteriores a 300 A.C. já que Antioquia foi fundada 301. Entretanto, isto não limita a idade da mais antiga formação do Mahabharata, que é sabida ter sido escrita pouco depois da guerra de Kurukshetra.
[…]
Outro ponto de consideração é que é geralmente aceito pela maioria dos acadêmicos védicos que a era de Kali-yuga começou em 17-18 de fevereiro de 3102 A.C., o que também coincide com as configurações astronômicas.
[…]
Uma evidência adicional que pode ajudar a estabelecer o tempo do Senhor Krishna estava em Mohenjodaro, quando uma placa datada de 2600 A.C. foi achada representando o Senhor Krishna em Seus dias de infância. Isto mostra que o Senhor Krishna era popular pelo menos anteriormente a esta data.
[…]

DATA DO SENHOR RAMA


Outro ponto que podemos discutir é a data aproximada do Senhor Rama. O Senhor Rama apareceu na Dinastia Solar, mas mesmo o quadro de tempo de Seu aparecimento pode lançar mais luz sobre a antiguidade da cultura védica. Naturalmente, os acadêmicos têm visões diferentes sobre quando Ele deve ter existido. Alguns dizem que Ele estava aqui alguns milhares de anos antes do Senhor Krishna. De fato, na edição de abril de 2011 do Times of India, Saurabh Kwatra escreveu que usando o zodíaco e os tithis gravados, os dias marcados de acordo com as fases da lua, ele calculou que o nascimento do Senhor Rama, como relatado no Ramayana de Valmiki, foi 4 de dezembro de 7323 A.C.. Ao usar outras formas de programas planetários computadorizados, outros chegaram a outras datas.
[…]
Isto relata que o malcriado Ravana foi morto com sua parentela na guerra com Rama na 24° Treta-yuga. Estamos atualmente na 28° chaturyuga (ciclo de 1000 yugas) do Vaivasvat manvantara. Ainda, isto é corroborado por Rupa Goswami em seu Laghu Bhagavatamrita que Rama apareceu na Treta-yuga do quarto ciclo de yugas. Há 71 ciclos de quatro yugas num período de um manvantara, o que significaria que o aparecimento do Senhor Rama seria por volta de 18 milhões de anos atrás.
Outro ponto interessante é que na seção Suderkand do Ramayana de Valmiki (5.4.27) elefantes com quatro presas são mencionados estando nos portões do palácio de Ravana. Também em 5.27.12 uma ogra chamada Trijata vê em seu sonho o Senhor Rama montado num grande elefante com quatro presas. O fato de eles conhecerem elefantes com quatro presas é muito intrigante já que, cientificamente falando, uma referência rápida aos elefantes de quatro presas são chamados Mastondontoidea, o qual é calculado ter evoluído por volta de 38 milhões de anos atrás e suspeitado de ter se extinguido por volta de 15 milhões de anos atrás. Isto ajudaria a verificar a antiguidade da data do Senhor Rama em aproximadamente 18 milhões de anos atrás. Interessante... não é?
[…]
Mais informações podem ser achadas em www.stephen-knapp.com

Fonte dandavats
Tradução e resumo [...] por David Britto, 12 de janeiro de 2013
Disponível no blog Estudos Vaisnavas