OFENSAS
CONTRA OS SANTOS NOMES
(Explicação de Satsvarupa Goswami – Manual
de Reforma.da Japa)
Caitanya Mahaprabhu: “devido às ofensas não
posso saborear o Santo
Nome
como sendo o próprio Krsna.”
(p.32, Comportamento
Vaisnava)
1°)
Blasfemar os devotos que tem dedicado suas vidas à propagação dos Santos Nomes
do Senhor.
“Alguém
que dedicou sua vida a serviço de Deus não deve ser considerada uma pessoa
comum, portanto não devemos procurar defeitos ou criticá-la. Esta ofensa refere-se a todos os devotos até mesmo aos
chamados: “pequenos devotos” e também aos devotos de diferentes religiões. (p.69). Quem quer que cante os SANTO
NOME de Deus deve ser respeitado mentalmente, quem é iniciado e segue as regras
e regulações merece suas reverências, e deve-se prestar serviço aos devotos
avançados.”
2°)
Considerar que os nomes dos Semideuses estão à altura ou são independentes do
nome de Visnu.
3°)
Desobedecer as ordens do mestre espiritual.
“Ele
é a presença manifesta de Krsna, portanto se o desobedecemos (suas ordens, como
por exemplo, seguir os princípios regulativos), nosso cantar não surtirá efeito.
Temos que cantar com as bênçãos do guru.” (seguir
suas instruções)
4°) Blasfemar
a literatura Védica ou literatura que segue versão Védica
“Os
Sastras são uma encarnação de Krsna,
e sem Eles é impossível avançar. Não devemos especulá-los filosoficamente ou
minimizá-los. Não minimizá-los significa que você os estuda, escuta-os e pergunta
submissamente.”
5°)
Considerar que as glórias de cantar são produto da imaginação.
“Ou
seja, considerar que as justificativas para se cantar são exageros.”
6°)
Interpretar os Santos Nomes de alguma maneira deturpada.
“Ou
seja, que seja diferente das interpretações dos Sastras a respeito dos efeitos do Mahamantra e dos motivos pelos quais devemos cantar.”
7°) Cometer
atividades pecaminosas apoiando-se na força do cantar.
“O
canto purifica a pessoa dos pecados, porém se a pessoa continua pecando deliberadamente
sem melhorar o comportamento, está cometendo uma séria ofensa.”
8°) Considerar que o cantar é uma atividade
ritualística (Karma-Kanda)
“Ou
seja, não se deve cantar o Mahamantra
visando receber coisas materiais em troca e sim para nos ocupar a serviço de
Deus. Não devemos cantar para nos servir e sim para servirmos aos SANTO NOME e
glorificar Krsna.”
9°)
Instruir um infiel a respeito das glórias do Santo Nome.
“Qualquer
pessoa pode participar do cantar, mas no princípio não se deve instruir a
respeito da potência transcendental do cantar. Aqueles que são demasiadamente pecaminosos
não são capazes apreciar as glórias transcendentais do Senhor e de Seu S. N,
por isso é melhor não falar-lhes sobre isto. Não devemos pregar para os ateus
inveterados que blasfemam os SANTO NOME e o Senhor. Prabhupada citava Jesus:
‘não atirem pérolas aos porcos’.”
10°) Não
ter fé completa no cantar e manter algum apego material mesmo após compreender
tantas instruções sobre o assunto.
“Se
mantivermos hábitos e apegos materiais, então cometeremos a ofensa de não ter
fé completa no Santo Nome.”
Krsna das kaviraj diz : “Caso alguém
esteja contaminado com as 10 ofensas , a despeito de seu esforço em cantar o Santo
Nome durante muitos nascimentos, não obterá o amor a Deus.” (C.c Adi. 2.8.16)
P.S:
Considera-se uma ofensa o cantar desatento (pramada)
ò
PRAMADHA
Satsvarupa
Goswami diz:
(Manual de Reforma da Japa).
“A falta de atenção e as 10 ofensas explica porque
quando o devoto canta, lágrimas não surgem em seus olhos e sua voz não fica embargada” (p.4,18)
“As
atividades de sua vida têm que ser puras para que possa cantar... o avanço
espiritual depende do cantar inofensivo... Ao mesmo tempo, para aceitar a misericórdia do Santo Nome e
crescer espiritualmente, deve-se seguir os 4 princípios e ser muito fiel no
serviço ao guru.” (p. 90)
“Você
pode diagnosticar que a causa de seu progresso lento no processo de
auto-realização é o cantar desatento e ofensivo. Isto também se chama incapacidade
de desenvolver amor extático mesmo após ouvir tantas instruções sobre o
assunto.” (p. 37)
Srila
Haridas Thakur diz:
(Harinam Cintamani de Bhaktivinoda
Thakur (ISKCON-Bombaim), tradução: Indumukhi d.d)
“...se sua mente e atenção estão distante
de seu cantar, mesmo que se cante um lakh
(cem mil) Santos Nomes em seu mala,
nem uma gota do sabor do nome do Senhor é produzida em seu coração.” (cap.12)
“Pode-se
evitar cuidadosamente todos os outros namaparadhas
(10 ofensas
além da Pramada), e ainda assim não
experimentar o êxtase do puro Nome.” (cap.12)
“É importante concentrar-se na qualidade do cantar,
e não em tentar artificialmente aumentar o número de SANTO NOME (n° de voltas)... Deve-se cantar seu n° prescrito de voltas num Tulsi-mala e gradualmente (após desenvolver
mais atração) aumentar o cantar com o
tempo.” (cap.12)
PRABHUPADA
DISSE SOBRE JAPA
(Ref: Comportamento.Vaisnava e M.R.Japa
, Caitanya.caritamrta e Upadesamrta)
“Você pode cantar ferozmente durante milhões de anos e não avançar,
se você não cantar como um devoto que tenta evitar estas (10) ofensas.”(p.80MRJ)
“De todas as instruções do guru, a mais importante é a de cantar pelo menos16 voltas de japa diariamente.” (p.lX MRJ, p.68 C.V)
“Negligenciar a ordem de cantar 16 voltas diárias é
como cometer suicídio espiritual.” (p.64
C.V)
“Dentre todos os nossos deveres, o que nunca podemos
esquecer é completar nossas 16 voltas.”
(p.67 C.V)
“Não devemos simplesmente nos empolgar com os deveres
em relação a Krsna (seva)que são
considerados tão bons quanto o cantar. Mas em qualquer circunstância jamais
devemo-nos esquecer do dever principal que é cantar.” (p.67 C.V)
“A boca tem de mover-se. Não devemos balbuciar Hare Krsna” (p.90 MRJ)
“Você pode continuar cantando por centenas de anos e mesmo assim não
obter o resultado, se você cantar sem içar a âncora. Tanto trabalho executado
em vão porque tenta-se executar os deveres espirituais e ao mesmo tempo manter
vivo o gozo dos sentidos.” (MRJ, p.4)
“Não devemos pensar nas formas passatempos etc.,
artificialmente enquanto cantamos japa,
e sim simplesmente ouvir o canto,
o processo é ouvir e depois chegará o dia em que pensaremos simultaneamente na
forma, qualidade e passatempos de Krsna.”
(p. 66, 49 MRJ)
“Se a pessoa não consegue completar 16 voltas, deve-se
compreender que esta pessoa está em uma condição enferma na vida espiritual.” (p.64 C.V)
“..se alguém canta o Mahamantra inofensivamente, tendo o cuidado de evitar as 10
ofensas, poderá sem dúvida alguma elevar-se aos poucos à fase em que poderá
compreender que não há diferença entre o Santo Nome e o próprio Senhor.” (Upadesamrta. p.40, v-5)
“... Cantar envolve todo o processo.” (p.27 MRJ)
“Seu seva será testado no
momento da morte. Pratique o cantar, não cante como um papagaio que por acaso
aprendeu a dizer: “Hare Krsna” mas que quando agarrado pelo pescoço grita: “Có
Có”. Prabhupada dizia para praticarmos para que quando chegar a morte nós
cantemos Hare Krsna.” (p.17 MRJ)
DICAS DE SATSVARUPA GOSVAMI PARA JAPA
(Retiradas do
“Manual de reforma da Japa”)
“Se você diz cheio de satisfação infantil: ‘terminei minhas voltas’
‘acabei de cantar’. Mas você canta como o Senhor Caitanya pede?... Então você
não ‘acabou de cantar’. Você nem mesmo começou!” (p.9)
“Se ao olhar gravuras você se distrai em diferentes
pensamentos sobre os intricados relacionamentos do Senhor e Seus associados
eternos, então, isto não é tão bom quanto cantar para valer...O principal da japa não é olhar para pinturas e sim
cantar e ouvir.”(p.63)
“Krsna
não diz que se cantarmos Hare Krsna não teremos problemas. Mas Ele diz que se cantarmos Hare Krsna, e então,
pensarmos em Krsna no momento da morte, nunca mais teremos de voltar.” (p.47)
“Durante o dia podemos cantar e recitar enquanto
fazemos coisas diferentes, mas quando estamos cantando nossas voltas temos de
estar muito atentos... Não se deve praticar nenhuma atividade enquanto se canta
japa... cantar é samadhi é meditação.” (p.89,30)
“Não está
‘tudo bem’ deixar voltas para o dia
seguinte. É uma medida de
emergência. Não é bom. Mas é melhor que negligenciar estas voltas.” (p.60)
“A melhor maneira de cantar sem perder a atenção é
ouvir você mesmo cantando... Devemos fixar a mente no som... de onde quer que a
mente vague, devido à sua natureza instável e flutuante, devemos trazê-la de
volta” (p.90)
“Krsna ajudou-o ao dar-Se em Seu SANTO NOME Agora você
deve ser sincero ao adotar o processo (cantar sem ofensa) e lembrar que ‘Deus
ajuda a quem se ajuda’.” (p.28)
“Você deve orar a krsna para
que Ele o ajude a ouvir melhor sua japa” (p33)
“Tente dizer a si próprio: ‘deixe este problema de
lado, durante estas duas horas, preocupe-se apenas com o SANTO NOME’.” (p.3)
“Nosso movimento depende do cantar inofensivo, e avanço
espiritual depende do cantar inofensivo (10 ofensas)..., para aceitar a
misericórdia do Santo Nome e crescer espiritualmente, deve-se evitar as 4
atividades pecaminosas.” (p.90)
“O
Santo Nome tem o poder de anular todos os pecados, mas se você se torna um ofensor
ao S.N, então não lhe resta nenhuma oportunidade de se libertar.” (p.67)
“Quando chegará o dia em que realmente cantarei os SANTO NOME e não
apenas ‘completarei minhas voltas’? ”(Satsvarup Goswami orando) (p.8)
O Santo Nome é a encarnação do Senhor Krsna em Kaliyuga e quem canta
o SN associa-se diretamente com o Senhor (Cc. Adi 2 17.22)
COMO LIVRAR-SE DO CANTAR OFENSIVO
“Está certo que, enquanto
canta, você ore a Krsna para que Ele o torne puro. Você deve orar a Ele para
que o ajude a ouvir melhor. O próprio SANTO NOME irá fazer você puro. Enquanto
canta, você não precisa orar por uma purificação à parte. Ore apenas para ouvir
melhor.” (MRJ, p.33)
“O nome do Senhor deve ser pronunciado distintamente.
Somente pela graça do Senhor é que se pode conseguir isso. Portanto, devemos
orar ao Senhor para que nunca caiamos vítimas dos ardis da ilusão da
distração...” (Harinama Cintamani.
cap.12)
“O remédio recomendado para o cantar desatento ou
ofensivo é continuar a cantar constantemente e tentar melhorar.” (p.32, C.V ) “Mas você deve cantar com desejo de
corrigir-se. Namaparada-yuktanam
eva haranti agham avisranti-prayuktani tany evartha-karani ca: “O Santo
Nome elimina todos os pecados, mesmo daqueles que cantam ofensivamente,
conquanto que eles cantem sempre, o Santo Nome lhes concede todas as opulências
espirituais”.” (MRJ. p.114, 12)
“PARA VENCER
O CANTAR DESATENTO” (PRAMADA)
(Harinama Cintamani de Bhaktivinod
Thakur. Tradução: Indumukhi d.d. Curitiba)
“Para vencer a distração o devoto deve regularmente passar algum
tempo sozinho num local silencioso e se concentrar profundamente no SANTO NOME
Deve pronunciar e ouvir o Santo Nome distintamente. É impossível para a jiva por suas próprias forças evitar e
vencer a ilusão e distração... por isso é essencial implorar com fervor pela
graça do Senhor, com grande humildade.” (cap. 12)
“Outro
método efetivo para remover a apatia para com o SANTO NOME é sentar-se sozinho
num quarto fechado e meditar no SANTO NOME como fizeram os sábios antecedentes.
Se não for possível então se deve cobrir a cabeça e rosto com um pano e
concentrar-se no Santo Nome.” (cap.12)
Satsvarupa das Goswami diz:
“...
devemos viver cada dia sob o abrigo da Verdade Absoluta, como se fosse nosso
último dia.” (p.127
MRJ)
“Quem não ouve a filosofia cai na ilusão... imagina
injustiças, dificuldades... e sua atividade mental substitui a concentração em
suas voltas – sua japa sofre as
conseqüências. Ao progredir, esta doença resulta em vaisnava e guru-aparadha, e isso pode culminar na morte espiritual.
(p.37 MRJ)
PS. Satsvarupa d.g recomenda estudar
cuidadosamente o passatempo de Ajamila e de Haridas thakur e tentar cantar no
espírito do Siksastaka e decorá-lo. (p.19
MRJ)
Compilação: David Britto. E-mail:
radhesyamaji@yahoo.com.br
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