sábado, 28 de maio de 2016

Principais Humores em Raganuga Bhakti: Amigável, Parental e Conjugal. Por Ananta Dasa Babaji


 Principais Humores em Rāgānugā Bhakṭi: Amigável, Parental e Conjugal. Por Ananta Dāsa Bābājī


Por Ananta Dāsa Bābājī:

“A doçura é a essência da Divindade. Apenas em Vraja esta doçura é expressada. Embora encontremos em Vraja devotos em humor servil, todavia o Senhor de Vraja não fica totalmente satisfeito com este humor. Por isso é dito que –

Mora puṭra mora sakhā mora prāṇapaṭi, eibhāve jei more kare suḍḍhā Bhakṭi āpanake baḍa mane āmāke sama hīna, sarva bhāve hai āmi tāāhra aḍhīna.’ – (CC) [Ādi 4.21-22]

Tradução – ‘Aquele que executa devoção pura Me aceitando como um filho, um amigo ou um querido esposo, aquele que se considera ser maior e Eu próprio sendo igual ou menor, está apto a fazer-Me subjugado em todos os aspectos.’


A devoção em humor servil pode ser sem desejos egoístas, mas ela não é considerada tão pura quanto os outros três humores. A saber, amigável, parental e conjugal. Estes três humores são os principais em Rāgānugā Bhakṭi. Nós obtemos Vraja-Rasa completamente quando aceitamos Kṛṣṇa como nosso próprio e nos livramos de todos os sentimentos de respeito e hesitação.” 

(Ananta Dāsa Bābājī, RASADARSAN, 2003, páginas 71-72)

Fonte: Ananta Dāsa Bābājī, RASADARSAN, 2003, páginas 71-72.
Tradução por David Britto, 28 de maio de 2016, (pequenas correções gramaticais às 22h)

Main Moods in Raganuga Bhakti: Friendly, Parental and Conjugal. By Ananta Dasa Babaji


Main Moods in Rāgānugā Bhakṭi: Friendly, Parental and Conjugal. By Ananta Dāsa Bābājī


By Ananta Dāsa Bābājī:

“Sweetness is the essence of Divinity. In Vraja alone this sweetness is expressed. Although in Vraja we do find devotees in servile mood, but the Lord of Vraja is not totally satisfied by this mood. Hence it is said –

Mora puṭra mora sakhā mora prāṇapaṭi, eibhāve jei more kare suḍḍhā Bhakṭi āpanake baḍa mane āmāke sama hīna, sarva bhāve hai āmi tāāhra aḍhīna.’ – (CC) [Ādi 4.21-22]

Meaning – ‘The one who performs pure devotion accepting Me as a son, a friend or a dear husband, one who considers oneself to be greater and Myself to be either equal or smaller, is able to make Me subjugated in all respects.’

Devotion in servile mood may be without selfish desires, but it is not considered to be as pure as the other three moods. Viz., friendly, parental and conjugal. These three moods are main Rāgānugā Bhakṭi. We obtain Vraja-Rasa completely when we accept Kṛṣṇa as our own and get rid of all feelings of respect and hesitation.” 

(Ananta Dāsa Bābājī, RASADARSAN, 2003, pages 71-72)

Source: Ananta Dāsa Bābājī, RASADARSAN, 2003, pages 71-72
Transcription by David Britto, 28 september 2016

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Hridayananda D. G. Quotes Bhagavatam and Prabhupada on Krishna West (Sub En, Extract 18 sep 2015)



Subtitle in English and Portuguese BR by David Britto, 23 may 2016

Portuguese Br Subtitle here

Extract of Original Video: Hridayananda Das Goswami ISKCON Oslo 18 sep 2015, 50th anniversary of Srila Prabhupada's arrival in America.

Source of English Text: Vedabase 

Subtitles Hardsubed with HandBrake 0.10.5.0

If you want the subtitle files in english or portuguese for translation contact me.


Fonte: Youtube
Tradução por David Britto, 23 de maio de 2016
Disponível no blog Notícias Vaisnavas Internacionais e no Facebook

Hridayananda D. G. Cita Bhagavatam e Prabhupada Sobre Krishna West (Leg Pt Br, Trecho 18 set 2015)



Legendas em Inglês e Português Br por David Britto, 23 mai 2016

English Subtitle here

Trecho do Vídeo Original: Hridayananda Das Goswami ISKCON Oslo 18 sep 2015, 50th anniversary of Srila Prabhupada's arrival in America.

Fonte do Texto em Português: Srimad Bhagavatam BBT Brasil 1995

Legendas Embutidas Hardsubed com HandBrake 0.10.5.0

Se quiserem os arquivos de legendas em inglês e português para traduzir me contatem.

Fonte: Youtube
Tradução por David Britto, 23 de maio de 2016
Disponível no blog Notícias Vaisnavas Internacionais e no Facebook

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Biografia Hagiografia de Pandita Sri Ananta Dasa Babaji Maharaja (2º Edição 2016)


Hagiografia de Paṇḍita Śrī Ananta Dāsa Bābājī Mahārāja

Série Biografias Resumidas dos Bābājīs Gauīya Vaiṣṇavas
(2º Edição, maio de 2016)



Pandita Sri Ananta Das Babaji Maharaja nasceu no distrito de Jharikhanda em 1927. Durante os primeiros anos de sua vida ele manteve a profissão de professor vivendo com sua esposa e filhos. Tendo ouvido sobre a fama de Sri Kunja Bihari Das Babaji Maharaja, um renomado santo bhajananandi do Radha Kunda que era influente na área de Jharikhanda durante sua vida de chefe de família, em 1950 Sri Ananta Dasji decidiu sair em uma peregrinação para encontrar-se com este santo.
Chegando ao Radha Kunda, ele encontrou-se com o mahatma e recebeu iniciação na sucessão discipular descendente de Sri Nityananda Prabhu e Srimati Jahnava Mata através dos descendentes de Sri Dhananjaya Pandit. Durante os dois meses seguintes, Sri Kunja Bihari Das Babaji ensinou-o os mistérios da filosofia, adoração e meditação praticadas na tradição Gaudiya Vaisnava.
Ao final desta visita, apesar de seu desejo de ficar no Radha Kunda, Sri Kunja Bihari Das Babaji o ordenou a retornar para sua aldeia para pregar a mensagem de Sri Caitanyadeva, iniciando pessoas na prática da vida espiritual. Sob as ordens de seu guru, Sri Ananta Dasji retornou para sua família, ensinando o povo local e iniciando umas duas centenas de discípulos ao longo dos dez anos seguintes.
Finalmente ele decidiu renunciar o mundo, partindo para uma viagem ao Radha Kunda, desta vez para permanecer para sempre. Chegando neste mais sagrado de todos os locais sagrados, ele recebeu as roupas de asceta de Sri Kunja Bihari Das Babaji. Ao longo das décadas vindouras, ele se engajou em um profundo estudo do cânone Gaudiya de textos sagrados, ao mesmo tempo tornando-se cada vez mais profundamente absorto em bhajana tanto nos métodos externos quanto esotéricos de adoração.
Embora frequentemente os ascetas não vistam nada além de uma ou duas peças de roupas esfarrapadas, Sri Kunja Bihari Das Babaji pediu para seu discípulo vestir roupas alinhadas uma vez que ele deveria instruir a humanidade amplamente e deveria, portanto, parecer respeitável aos olhos de todos. Ao longo dos anos seguintes, Sri Ananta Das Babaji viajou ao redor da terra sagrada de Vraja palestrando extensivamente sobre as escrituras, instruindo santos assim como leigos.
De acordo com o pedido de seu guru, Sri Ananta Das Babaji começou a escrever extensivos comentários, elucidando os conceitos presentes nos escritos fundamentais dos Seis Gosvamis de Vrndavan, e nos escritos dos últimos grandes instrutores de seus passos. Em sua idade avançada, ele se retirou para o Radha Kunda, focando-se em sua adoração íntima e em seu trabalho de escrita. Esta inspiração literária produziu mais de 50 títulos individuais ao longo das últimas três décadas.
Ele iniciou cerca de 3.500 discípulos na tradição Gaudiya Vaisnava, incluindo pessoas de Vraja, da Bengala e de dúzias de países Ocidentais. Ele foi eleito como o Mahanta [Abade] do Radha Kunda, assim sendo o 34° representante do lugar de Sri Raghunatha Das Gosvami. Ele é amplamente reconhecido como um dos mais notáveis instrutores da tradição Gaudiya Vaisnava por conta de seus volumosos e abrangentes escritos, bem como devido a sua humildade e pureza de coração.

 Diksa Parampara Parivara de Ananta Dasa Babaji

  1.     Sri Krisna Caitanya Mahaprabhu
  2.     Sriman Nityananda Prabhu
  3.     Srimati Jahnava Thakurani 
  4.     Sri Dhananjaya Pandita Thakura 
  5.     Sri Jadu Caitanya Thakur Gosvami
  6.     Sri Jairam Thakur Gosvami 
  7.     Sri Ghanasyam Thakur Gosvami
  8.     Sri Jadabendra Thakur Gosvami
  9.     Sri Bankaraj Thakur Gosvami
  10.     Sri Asananda Thakur Gosvami
  11.     Sri Baburama Thakur Gosvami
  12.     Sri Balaram Thakur Gosvami
  13.     Sri Anandalal Thakur Gosvami
  14.     Sri ManuramaThakur Gosvami
  15.     Sri Gopal Candra Thakur Gosvami
  16.     Sri Kunjabihari Das Babaji Maharaj
  17.     Sri Ananta Das Babaji Maharaj

Escritos

A seguir está uma lista das obras em Bengali de Srila Babaji Maharaj. Os textos marcados com um asterisco foram também traduzidos para o Inglês e o título em azul foi traduzido para o português brasileiro e tem o atalho para baixar.

 Tradução e Comentários sobre:

Gaura-Govinda-Lilamrita-Gutika - 290 Páginas 
Krishna-Karnamritam - 820 Páginas
Madhurya-Kadambini - 150 Páginas *
Prarthana - 110 Páginas
Prem-Bhakti-Candrika - 320 Páginas *
Radha-Rasa-Sudhanidhi - 750 Páginas *
Utkalika-Vallari - 220 Páginas *
Vilapa-Kusumanjali - 404 Páginas *

Stavavali * - Contendo os seguintes títulos:
Sri Caitanyastakam - 24 páginas
Sri Gauranga Stava Kalpataru - 38 páginas
Sri Manah Siksa - 52 páginas
Raghunatha Dasa Gosvaminah Prarthana - 14 páginas
Sri Govardhanasraya Dasakam - 34 páginas
Sri Govardhana Vasa Prarthana Dasakam - 26 páginas
Sri Radhakundastakam - 26 páginas
Prema Purabhidha Stotram - 22 páginas
Granthakartuh Prarthana - 7 páginas
Sva Niyama Dasakam - 32 páginas
Vraja-vilasa-stava - 252 páginas - ca. 500 páginas
Sri Radhikastottara-sata-nama-stotram - 66 páginas
Sri Radhikastakam - 16 páginas
Premambhoja Maranda - 18 páginas
Sva Sankalpa Prakasa Stotram - 38 páginas
Sri-Sri Radha-Krishna Ujjvala Kusuma Keli - 34 páginas
Sri Prarthanamritam - 30 páginas
Navastakam - 22 páginas
Sri Gopala Raja Stotram - 26 páginas
Sri Madana-gopala Stotram - 36 páginas
Sri-Sri Visakhanandada Stotram - 70 páginas
Mukundastakam - 12 páginas
Utkantha Dasakam - 28 páginas
Nava Yuva Dvandva Didriksastakam - 16 páginas
Abhista Prarthanastakam - 18 páginas
Sri Dana-nirvartana Kundastakam - 10 páginas
Sri-sri Prarthanasraya Caturdasakam - 21 páginas
Abhista Sucanam - 18 páginas
Gaura-govinda-lilamrita-gutika de Siddha Krishnadas Baba de Govardhan

Obras Originais

Bhaktirasa-Prasanga
Brihad-Bhagavatamriter Marmanuvada
Nityananda-Mahima
Radha-Kunder Mahima O Aitihya *
Rasa-Darsana - 200 Páginas *
Sankalpa-Kalpadruma
Tina-Vancha - 210 Páginas
Tattva-vigyaan séries:
Guru-tattva-vigyaan - 28 páginas *
Bhakta-tattva-vigyaan  - 38 páginas *
Bhagavat-tattva-vigyaan - 30 páginas *
Krishna-tattva-vigyaan  - 50 páginas
Radha-tattva-vigyaan  - 35 páginas
Bhakti-tattva-vigyaan - 100 páginas
Nama-tattva-vigyaan  - 65 páginas
Raganuga-bhakti-vigyaan - 45 páginas (Em português Raganuga Bhakti Um estudo abrangente) #
Prema-tattva-vigyaan  - 60 páginas
Rasa-tattva-vigyaan  - 50 páginas
Para-tattva-vigyaan

Residência:
Srila Babaji Maharaj está instalado no Radhakund, Distrito - Mathura, Uttar Pradesh, Índia. Seu asram, Sri Krishna Chaitanya Shastra Mandir, nomeado em homenagem ao guru instrutor de seu próprio guru, está localizado em Brajananda Ghera no lado oposto da estrada do Gopinath Mandir e da tumba-samadhi de Raghunatha Das Goswami nas margens do Radhakunda.

Tradução do inglês para o português brasileiro por David Britto
2º Edição 12 de maio de 2016 (reformulada e acrescentado o parampara).
1º Edição abril de 2011 (reformatada em julho de 2012).


Disponível para baixar no blog Rāgānugā Bhakti Bābājīs em word/pdf em 




terça-feira, 26 de maio de 2015

Biografia Hagiografia de Srila Ananda Gopala Gosvami Por Advaita Das - 3º Edição


Hagiografia de Śrīla Ānanda Gopāla Gosvāmī Por Advaita Dās - 3º Edição

Baixe a 3º Edição revisada e acrescentado o
Sumário e o Dīkṣā Paramparā, em 29 de maio de 2015

gratuitamente aqui em Pdf ou Word 


·        Título original em inglês Śrīla Ānanda Gopāla Gosvāmī Hagiography por Advaita Dās:

·        Tradução para o português brasileiro - David Britto:

  • Data da Tradução para o português brasileiro: 25 de maio de 2015
  • 3º Edição revisada e acrescentado o Sumário e o Dīkṣā Paramparā, em 29 de maio de 2015



Licença Creative Commons
O trabalho Hagiografia de Śrīla Ānanda Gopāla Gosvāmī de Advaita Dās está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://madangopal.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://raganugababajis.blogspot.com.br.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Dreadlocks ou Jatas (Tranças Embaraçadas) no Bhagavata

Dreadlocks ou Jaṭās (Tranças Embaraçadas) no Bhāgavata 
 
Dreadlocks



Sādhu Bābā

Domingo, 13 de setembro de 2009

Retornando ao tópico do porquê os vaiṣṇavas têm a cabeça raspada – (embora isto não seja prescrito em śāstra) – este tem sido o costume dos bābājīs por séculos, e a Gauḍīya Maṭh, fundada 1918, também introduziu isto para seus brahmacārīs e sannyāsīs. Para a Iskcon, entretanto, houve mais do que apenas tais razões de costume. A.C. Bhaktivedanta Swami escreveu para Brahmananda em 11 outubro de 1967:


“A respeito de mudança de roupa, eu tomo a liberdade para lhe informar que toda pessoa da consciência de Krishna deve estar raspada totalmente, deve ter Tilaka na fronte e nos outros onze locais e deve ter a Sikha no topo da cabeça além das contas costumeiras no pescoço. Raramente pode-se continuar a manter barba, mas é melhor não tê-la para se diferenciar dos hippies. Devemos fazer o público saber que não somos hippies.”


E para Kirtanananda, 16 de outubro de 1967:


“Eles devem continuar usando os hábitos, tilak, sinais [sikha] e devem se diferenciar dos hippies."


Outra carta:


Atualmente os cavalheiros são todos barbeados, portanto, se não mantermos cabelos longos e nos vestirmos belamente com tilaka, sinal [sikha] e contas no pescoço, fora o nosso serviço devocional, então certamente nos diferenciaremos dos hippies."


Claro que Sādhu Bābā era um tipo diferente de sādhu e ele usada longas tranças embaraçadas (jaṭās), a qual é uma aparência respeitável na Índia, mas é uma aparência hippie no ocidente. Infelizmente, isto levou a um mal entendido no público ocidental que entra em contato com Sādhu Bābā – eles tendem a acreditar que, por causa de sua aparência e de algumas de suas atividades, ele é um ‘Guru hip” que permitirá a seus discípulos tudo (desintencionadamente, Sādhu Bābā tem a aparência do Osho). Como consequência, eu sou repetidamente solicitado por dīkṣā por pessoas que pensam que Sādhu Bābā é um tipo de dreno de limpeza, que aceitará aqueles que ninguém mais aceitaria. Este não é o caso. Cabelos longos no contexto indiano não significa ser sujo, incasto, desrespeitoso, preguiçoso e viciado em intoxicantes. Em janeiro de 1982 eu estava no Nepal, assistindo às festividades do Shiva Rātri festividades lá - sādhus usando tranças embaraçadas [jaṭās] dormiam nus na neve – dificilmente comparável às confortáveis vidas dos hippies com dreadlocks do ocidente, deitados em suas camas d’água com suas ilícitas namoradas. Não somos responsáveis pelos condicionamentos culturais dos ocidentais de associar os dreadlocks com o hippismo. Os quatro Kumāras tinham jaṭās milhões de anos atrás. O Bhāgavata (3.8.5) declara que eles tinham tranças embaraçadas também – svardhunyudād ardraiḥ sva jaṭā-kalāpair – e eles são o exemplo escolar de celibato. Aqueles que querem tomar o abrigo de Sadhu Baba devem seguir todas as regras como em qualquer outra escola vaiṣṇava.



JAṬĀS NO BHĀGAVATA

Por Advaitadas

Domingo, 02 de fevereiro de 2014

Kuladananda Brahmacari, discípulo de
Bijoy Krishna Goswami da Advaita Acarya Vamsa

Bhakta - "É apropriado para um Vaiṣṇava usar Jaṭās (dreadlocks, tranças embaraçadas)? Eu pensava que isto era uma prática māyāvādī ou śivaite?"

Advaitadās – “Embora Nārada seja comumente retratado com cabelo preto liso, o Bhāgavata (10.70.32) dizvibhrad piṅga-jaṭā-bhāram, ele usa tranças embaraçadas douradas.

Os quatro Kumāras também não eram raspados - SB 3.8.5 - svardhuny-udārdraiḥ sva-jaṭā-kalāpair - ‘As tranças embaraçadas Deles eram umedecidas pela água do celestial Gangā’

Fora, é claro, o Senhor Śiva, diz-se que as seguintes grandes almas ou avatāras tiveram jaṭās, tanto o tempo todo quanto durante épocas de tapasyā, de acordo com o Śrīmad Bhāgavata –

5.7.13 vāsasānusavanābhiṣekārdra-kapiśa-kuṭila-jaṭā-kalāpena ca - “As morenas tranças embaraçadas de Jada Bharat estavam molhadas.”

5.17.3 sabahu-mānam adyāpi jaṭājūṭair udvahanti - ‘Até este dia, os sete rishis usam a água do Ganga em suas tranças embaraçadas.’

7.12.4 jaṭā-daṇḍa-kamaṇḍalūn - Todo brahmacārī no sistema védico tinha tranças embaraçadas.

9.4.46 jaṭāṁ roṣa pradīpita - Durvāsā Muni

9.10.49 jaṭā nirmucya vidhivat – Senhor Rāma no exílio [durante tapasya]

9.15.29 yutaṁ jaṭābhir dadṛśe puriṁ viśan - Bhagavān Paraśurāma

10.70.32 vibhrad piṅga-jaṭā-bhāram - Nārada Muni

12.9.15 babhrāma vikṣipya jaṭā jaḍāndhavat - Mārkaṇḍeya Rishi



Tradução por David Britto, 05 e 06 de maio de 2015