sexta-feira, 6 de abril de 2012

Ofensas ao Santo Nome e o Cantar de Japa (Compilação por David Britto)

Disponível para baixar em arquivo de texto word Google Drive e 4shared



OFENSAS CONTRA OS SANTOS NOMES
(Explicação de Satsvarupa Goswami – Manual de Reforma.da Japa)

   Caitanya Mahaprabhu: devido às ofensas não posso saborear o Santo
                                         Nome como sendo o próprio Krsna.
                                                                           (p.32, Comportamento Vaisnava)

1°) Blasfemar os devotos que tem dedicado suas vidas à propagação dos Santos Nomes do Senhor.
Alguém que dedicou sua vida a serviço de Deus não deve ser considerada uma pessoa comum, portanto não devemos procurar defeitos ou criticá-la. Esta ofensa refere-se a todos os devotos até mesmo aos chamados: “pequenos devotos” e também aos devotos de diferentes religiões. (p.69). Quem quer que cante os SANTO NOME de Deus deve ser respeitado mentalmente, quem é iniciado e segue as regras e regulações merece suas reverências, e deve-se prestar serviço aos devotos avançados.

2°) Considerar que os nomes dos Semideuses estão à altura ou são independentes do nome de Visnu.

3°) Desobedecer as ordens do mestre espiritual.
           Ele é a presença manifesta de Krsna, portanto se o desobedecemos (suas ordens, como por exemplo, seguir os princípios regulativos), nosso cantar não surtirá efeito. Temos que cantar com as bênçãos do guru. (seguir suas instruções)

4°) Blasfemar a literatura Védica ou literatura que segue versão Védica
Os Sastras são uma encarnação de Krsna, e sem Eles é impossível avançar. Não devemos especulá-los filosoficamente ou minimizá-los. Não minimizá-los significa que você os estuda, escuta-os e pergunta submissamente.

5°) Considerar que as glórias de cantar são produto da imaginação.
Ou seja, considerar que as justificativas para se cantar são exageros.

6°) Interpretar os Santos Nomes de alguma maneira deturpada.
Ou seja, que seja diferente das interpretações dos Sastras a respeito dos efeitos do Mahamantra e dos motivos pelos quais devemos cantar.

7°) Cometer atividades pecaminosas apoiando-se na força do cantar.
O canto purifica a pessoa dos pecados, porém se a pessoa continua pecando deliberadamente sem melhorar o comportamento, está cometendo uma séria ofensa.

 8°) Considerar que o cantar é uma atividade ritualística (Karma-Kanda)
Ou seja, não se deve cantar o Mahamantra visando receber coisas materiais em troca e sim para nos ocupar a serviço de Deus. Não devemos cantar para nos servir e sim para servirmos aos SANTO NOME e glorificar Krsna.

9°) Instruir um infiel a respeito das glórias do Santo Nome.
Qualquer pessoa pode participar do cantar, mas no princípio não se deve instruir a respeito da potência transcendental do cantar. Aqueles que são demasiadamente pecaminosos não são capazes apreciar as glórias transcendentais do Senhor e de Seu S. N, por isso é melhor não falar-lhes sobre isto. Não devemos pregar para os ateus inveterados que blasfemam os SANTO NOME e o Senhor. Prabhupada citava Jesus: ‘não atirem pérolas aos porcos’.”

10°) Não ter fé completa no cantar e manter algum apego material mesmo após compreender tantas instruções sobre o assunto.
Se mantivermos hábitos e apegos materiais, então cometeremos a ofensa de não ter fé completa no Santo Nome.

Krsna das kaviraj diz : “Caso alguém esteja contaminado com as 10 ofensas , a despeito de seu esforço em cantar o Santo Nome durante muitos nascimentos, não obterá o amor a Deus.”  (C.c Adi. 2.8.16)


P.S: Considera-se uma ofensa o cantar desatento (pramada)

ò

PRAMADHA

Satsvarupa Goswami diz:
(Manual de Reforma da Japa).

“A falta de atenção e as 10 ofensas explica porque quando o devoto canta, lágrimas não surgem em seus olhos e sua voz não fica embargada” (p.4,18)

As atividades de sua vida têm que ser puras para que possa cantar... o avanço espiritual depende do cantar inofensivo... Ao mesmo tempo, para aceitar a misericórdia do Santo Nome e crescer espiritualmente, deve-se seguir os 4 princípios e ser muito fiel no serviço ao guru.(p. 90)

Você pode diagnosticar que a causa de seu progresso lento no processo de auto-realização é o cantar desatento e ofensivo. Isto também se chama incapacidade de desenvolver amor extático mesmo após ouvir tantas instruções sobre o assunto.(p. 37)

Srila Haridas Thakur diz:
(Harinam Cintamani de Bhaktivinoda Thakur (ISKCON-Bombaim), tradução: Indumukhi d.d)

“...se sua mente e atenção estão distante de seu cantar, mesmo que se cante um lakh (cem mil) Santos Nomes em seu mala, nem uma gota do sabor do nome do Senhor é produzida em seu coração.” (cap.12)

Pode-se evitar cuidadosamente todos os outros namaparadhas (10 ofensas além da Pramada), e ainda assim não experimentar o êxtase do puro Nome.(cap.12)
“É importante concentrar-se na qualidade do cantar, e não em tentar artificialmente aumentar o número de SANTO NOME (n° de voltas)... Deve-se cantar seu n° prescrito de voltas num Tulsi-mala e gradualmente (após desenvolver mais atração) aumentar o cantar com o tempo. (cap.12)



PRABHUPADA DISSE SOBRE JAPA
(Ref: Comportamento.Vaisnava e M.R.Japa , Caitanya.caritamrta e Upadesamrta)

“Você pode cantar ferozmente durante milhões de anos e não avançar, se você não cantar como um devoto que tenta evitar estas (10) ofensas.”(p.80MRJ)

De todas as instruções do guru, a mais importante é a de cantar pelo menos16 voltas de japa diariamente. (p.lX  MRJ,  p.68 C.V)

Negligenciar a ordem de cantar 16 voltas diárias é como cometer suicídio espiritual.(p.64 C.V)

Dentre todos os nossos deveres, o que nunca podemos esquecer é completar nossas 16 voltas. (p.67 C.V)

Não devemos simplesmente nos empolgar com os deveres em relação a Krsna (seva)que são considerados tão bons quanto o cantar. Mas em qualquer circunstância jamais devemo-nos esquecer do dever principal que é cantar.” (p.67 C.V)

         “A boca tem de mover-se. Não devemos balbuciar Hare Krsna (p.90 MRJ)

“Você pode continuar cantando por centenas de anos e mesmo assim não obter o resultado, se você cantar sem içar a âncora. Tanto trabalho executado em vão porque tenta-se executar os deveres espirituais e ao mesmo tempo manter vivo o gozo dos sentidos.” (MRJ,  p.4)

Não devemos pensar nas formas passatempos etc., artificialmente enquanto cantamos japa, e sim simplesmente ouvir o canto, o processo é ouvir e depois chegará o dia em que pensaremos simultaneamente na forma, qualidade e passatempos de Krsna.(p. 66, 49 MRJ)

Se a pessoa não consegue completar 16 voltas, deve-se compreender que esta pessoa está em uma condição enferma na vida espiritual.(p.64 C.V)

..se alguém canta o Mahamantra inofensivamente, tendo o cuidado de evitar as 10 ofensas, poderá sem dúvida alguma elevar-se aos poucos à fase em que poderá compreender que não há diferença entre o Santo Nome e o próprio Senhor.(Upadesamrta. p.40, v-5) 

... Cantar envolve todo o processo. (p.27 MRJ)

“Seu seva será testado no momento da morte. Pratique o cantar, não cante como um papagaio que por acaso aprendeu a dizer: “Hare Krsna” mas que quando agarrado pelo pescoço grita: “Có Có”. Prabhupada dizia para praticarmos para que quando chegar a morte nós cantemos Hare Krsna.”  (p.17 MRJ)


DICAS DE SATSVARUPA GOSVAMI PARA JAPA
(Retiradas do “Manual de reforma da Japa”)

“Se você diz cheio de satisfação infantil: ‘terminei minhas voltas’ ‘acabei de cantar’. Mas você canta como o Senhor Caitanya pede?... Então você não ‘acabou de cantar’. Você nem mesmo começou!” (p.9)

Se ao olhar gravuras você se distrai em diferentes pensamentos sobre os intricados relacionamentos do Senhor e Seus associados eternos, então, isto não é tão bom quanto cantar para valer...O principal da japa não é olhar para pinturas e sim cantar e ouvir.(p.63)

“Krsna não diz que se cantarmos Hare Krsna não teremos problemas. Mas Ele diz que se cantarmos Hare Krsna, e então, pensarmos em Krsna no momento da morte, nunca mais teremos de voltar. (p.47)

Durante o dia podemos cantar e recitar enquanto fazemos coisas diferentes, mas quando estamos cantando nossas voltas temos de estar muito atentos... Não se deve praticar nenhuma atividade enquanto se canta japa... cantar é samadhi é meditação.(p.89,30)

“Não está ‘tudo bem’ deixar voltas para o dia seguinte. É uma medida de emergência. Não é bom. Mas é melhor que negligenciar estas voltas. (p.60)

A melhor maneira de cantar sem perder a atenção é ouvir você mesmo cantando... Devemos fixar a mente no som... de onde quer que a mente vague, devido à sua natureza instável e flutuante, devemos trazê-la de volta(p.90)

Krsna ajudou-o ao dar-Se em Seu SANTO NOME Agora você deve ser sincero ao adotar o processo (cantar sem ofensa) e lembrar que ‘Deus ajuda a quem se ajuda’.” (p.28)

“Você deve orar a krsna para que Ele o ajude a ouvir melhor sua japa (p33)

Tente dizer a si próprio: ‘deixe este problema de lado, durante estas duas horas, preocupe-se apenas com o SANTO NOME’.(p.3)

Nosso movimento depende do cantar inofensivo, e avanço espiritual depende do cantar inofensivo (10 ofensas)..., para aceitar a misericórdia do Santo Nome e crescer espiritualmente, deve-se evitar as 4 atividades pecaminosas. (p.90)

O Santo Nome tem o poder de anular todos os pecados, mas se você se torna um ofensor ao S.N, então não lhe resta nenhuma oportunidade de se libertar. (p.67)

“Quando chegará o dia em que realmente cantarei os SANTO NOME e não apenas ‘completarei minhas voltas’? ”(Satsvarup Goswami orando) (p.8)

O Santo Nome é a encarnação do Senhor Krsna em Kaliyuga e quem canta o SN associa-se diretamente com o Senhor (Cc. Adi 2 17.22)

COMO LIVRAR-SE DO CANTAR OFENSIVO

 “Está certo que, enquanto canta, você ore a Krsna para que Ele o torne puro. Você deve orar a Ele para que o ajude a ouvir melhor. O próprio SANTO NOME irá fazer você puro. Enquanto canta, você não precisa orar por uma purificação à parte. Ore apenas para ouvir melhor. (MRJ, p.33)
                           
O nome do Senhor deve ser pronunciado distintamente. Somente pela graça do Senhor é que se pode conseguir isso. Portanto, devemos orar ao Senhor para que nunca caiamos vítimas dos ardis da ilusão da distração...(Harinama Cintamani. cap.12)

O remédio recomendado para o cantar desatento ou ofensivo é continuar a cantar constantemente e tentar melhorar. (p.32, C.V ) Mas você deve cantar com desejo de corrigir-se. Namaparada-yuktanam eva haranti agham avisranti-prayuktani tany evartha-karani ca: “O Santo Nome elimina todos os pecados, mesmo daqueles que cantam ofensivamente, conquanto que eles cantem sempre, o Santo Nome lhes concede todas as opulências espirituais”.(MRJ. p.114, 12)

“PARA VENCER O CANTAR DESATENTO” (PRAMADA)
(Harinama Cintamani de Bhaktivinod Thakur. Tradução: Indumukhi d.d. Curitiba)

“Para vencer a distração o devoto deve regularmente passar algum tempo sozinho num local silencioso e se concentrar profundamente no SANTO NOME Deve pronunciar e ouvir o Santo Nome distintamente. É impossível para a jiva por suas próprias forças evitar e vencer a ilusão e distração... por isso é essencial implorar com fervor pela graça do Senhor, com grande humildade.” (cap. 12)

           Outro método efetivo para remover a apatia para com o SANTO NOME é sentar-se sozinho num quarto fechado e meditar no SANTO NOME como fizeram os sábios antecedentes. Se não for possível então se deve cobrir a cabeça e rosto com um pano e concentrar-se no Santo Nome.(cap.12)

Satsvarupa das Goswami diz:

 “... devemos viver cada dia sob o abrigo da Verdade Absoluta, como se fosse nosso último dia.” (p.127 MRJ)

Quem não ouve a filosofia cai na ilusão... imagina injustiças, dificuldades... e sua atividade mental substitui a concentração em suas voltas – sua japa sofre as conseqüências. Ao progredir, esta doença resulta em vaisnava e guru-aparadha, e isso pode culminar na morte espiritual. (p.37 MRJ)

            PS. Satsvarupa d.g recomenda estudar cuidadosamente o passatempo de Ajamila e de Haridas thakur e tentar cantar no espírito do Siksastaka e decorá-lo.   (p.19 MRJ)
Compilação: David Britto. E-mail: radhesyamaji@yahoo.com.br


Disponível para baixar em arquivo de texto word Google Drive e 4shared

Nenhum comentário:

Postar um comentário