sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Diferenças e Tipos de Kirtana e Japa por Nitai Das (Neal Delmonico Phd)


 Diferenças e Tipos de Kīrtana e Japa


por Nitāi Dās (Neal Delmonico Phd)

Japa: Murmurar, sussurrar, repetir. Japa vem da raiz √jap que significa “proferir em voz baixa”. Este é um dos modos pelo qual o santo nome e o modo comum pelo qual outros mantras são recitados. É dito que é de três tipos: silencioso ou mental (mānasika), sussurrado (upāṃśu) e vocal (vācika). Na verdade, entretanto, apenas o segundo tipo é realmente japa. O primeiro cai no escopo de “lembrar” (smaraṇa) e o terceiro é uma parte de kīrtana. Veja o comentário de Sanātana Gosvāmin no Hari-bhakti-vilāsa (Passatempo de Devoção à Hari) 11.472.



Kīrtana: “Mencionar, repetir, dizer, falar, louvar”. Ela vem da raiz √kīrt, “mencionar, fazer menção de, falar, nomear, chamar, recitar, repetir, relatar, declarar, comunicar, comemorar, celebrar, louvar, glorificar”, e está relacionada à palavra kīrti, que significa “fama”. Assim, significa tornar famoso ou difundir a fama de alguém. Mencionar, repetir, dizer, falar, etc. são todos modos de fazer isto. No contexto da prática vaiṣṇava significa mencionar, repetir, dizer, falar de ou louvar os nomes, qualidades, formas e atividades de Kṛṣṇa. Como saṅkīrtana, ou “falar completamente”, significa o cantar destas coisas com o acompanhamento musical e, de acordo com os Gosvāmins, em grupos. Śrī Jīva diz que entre todas as formas de kīrtana, o kīrtana alto dos nomes de Kṛṣṇa é o melhor. (Śrī Jīva Gosvāmin, Bhakti-sandarbha, parágrafo 265) Sobre saṅkīrtana ele diz: “o kīrtana executado por muitas pessoas juntas é chamado de saṅkīrtana. E porque ele leva a deleite especial e extraordinário ele é melhor do que o anterior (i.e. kīrtana).” (ibid., parágrafo 269) A conexão musical é feita por Sanātana Gosvāmin quando ele diz que saṅkīrtana significa o completo ou doce soar, cantar alto dos nomes do desfrutador da dança da Rāsa (Kṛṣṇa) com melodia, ritmo e assim por diante. (Śrī Sanātana Gosvāmin, comentário ao Bb, 2.1.21) Assim, para os propósitos deste texto kīrtana é a repetição ou falar alto dos nomes, qualidades de Kṛṣṇa, ou o falar dos nomes, qualidades, formas e atividades de Kṛṣṇa como parte de um grupo.

Fonte: Nitāi Dās (Neal Delmonico, Phd), Glossário, páginas 178-180, em Sādhu Sādhu: a life of Tinkaḍi Bābā, por Binode Bihari Dās Bābājī, Blazing Sapphire Press 2008, Kirksville, MO.

Veja original em inglês transcrito aqui
Tradução por David Britto, 14 set 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário