segunda-feira, 21 de maio de 2012

Pilares do Sucesso: Os Princípios e Práticas da Reforma na ISKCON. Ravindra Svarupa Dasa


Pilares do Sucesso: Os Princípios e Práticas da Reforma na ISKCON.

Ravindra Svarupa Dasa


“... ‘A raiz de todos os problemas que revestem a ISKCON agora é que nós, os discípulos de Srila Prabhupada, não estabelecemos ainda relações Vaisnavas autênticas entre nós. Enquanto Prabhupada estava aqui conosco, nós não apreciamos tais relações, e nosso mestre espiritual francamente disse nos que nosso maior defeito era nossa tendência a brigar uns com os outros.’ E então me ocorreu de anotar por escrito – pela primeira vez – minhas honestas percepções da vida na ISKCON:
  Uma sociedade de devotos onde as relações Vaishnavas autênticas não são ainda normas é chamada de uma sociedade Kanistha-adhikari. Sua característica eminente são as disputas surgirem da inveja. Inveja é um produto do falso ego. Por causa do falso ego, os membros são incapazes de estabelecer amizade espiritual entre eles. Ao invés disso, eles competem uns com os outros por prestígio, poder e privilégios. Desejando intensamente honra e respeito dos outros, o neófito competidor finge ser mais avançado do que realmente é. Ele tenta ocultar seus defeitos e quedas, e ao agir assim ele desenvolve uma mentalidade sigilosa e resguarda-se de estabelecer uma relação aberta e honesta com seus Irmãos espirituais. Porque não revela sua mente em confidência, ele permanece afastado do real companheirismo.
Ele perde-se do caminho do serviço devocional, mas seus companheiros não o ajudam. Pois ele pensa que se permitir que alguém pregue para ele, implicitamente estará admitindo sua própria subordinação. Portanto, ele priva-se de ouvir e se torna insensível a instruções e bons conselhos. Porque tem muitas desconfianças secretas sobre si mesmo, ele se torna ansioso por encontrar os defeitos dos outros; deste modo ele reafirma a si mesmo a confiança de sua própria superioridade apesar de suas muitas fraquezas não reconhecidas.
Imaturidade espiritual muitas vezes leva um kanistha-adhikari a identificar avanço espiritual com avanço organizacional. Ele pensa que alcançar prestígio, poder e as vantagens da ocupação são evidência do avanço espiritual. Faltando as disponibilidades para uma genuína realização espiritual, ele a substitui por elevação organizacional, a qual pode alcançar através de sua habilidade ou destreza política. Ele, portanto, compete intensamente com outros por alta ocupação, e passa a acreditar implicitamente que se realiza um elevado estado espiritual somente se tornando vitorioso sobre os outros. Desta maneira a competição material se torna institucionalizada nas sociedades kanistha-adhikari.

Eu poderia também sugerir um caminho de reforma:

Afortunadamente, entretanto, o estágio kanistha é seguido pelo estágio madhyama. Um kanistha-adhikari avança para a plataforma madhyama mediante sadhana-bhakti. Sadhana-bhakti, seguido atenciosamente e diligentemente, destrói o falso ego, e contanto que os devotos neófitos atendam ao seu sadhana eles podem estar certos da elevação aos mais altos estágios. Não há, entretanto, outro meio seguro de avanço, e a negligência habitual no sadhana é conseqüentemente fatal para o avanço na vida espiritual. Além disso, quando um devoto neófito elevou-se à plataforma de madhyama, o sadhana é absolutamente necessário para mantê-lo nessa posição. Se ele se torna relaxado no sadhana, rapidamente voltará à condição de neófito. Portanto, o pré-requisito essencial, tanto para criar e sustentar uma sociedade madhyama, é um intenso engajamento ao sadhana...”

SOBRE O AUTOR:

Ravindra Svarupa Dasa juntou-se a ISKCON em 1971 na Philadelphia, EUA, onde tem servido a maior parte de sua carreira devocional. Foi iniciado por Srila Prabhupada em 1971 e recebeu Ph.D. em Religião pela Temple University em 1980. Tem sido membro do GBC da ISKCON desde 1987. Ele é um guru iniciador pela ISKCON e o presidente do templo da Philadelphia.
             O foco específico de Ravindra Svarupa Dasa é desenvolvimento educacional na ISKCON, pregação acadêmica e aconselhamento espiritual. Seus escritos têm sido publicados em numerosas publicações acadêmicas e da ISKCON, incluindo ICJ e BTG. Ele é casado, tem três filhos e dois netos.

Trecho extraído do artigo “Pillars of Success: The Principles and Practices of Reform in ISKCON”, SVARUPA DASA, Ravindra. Publicado em ISKCON Communications Journal, ICJ, Vol. 7, N° 2. Dec 1999.
Disponível no original e na íntegra em http://www.iskcon.com/ICJ/7_2/72rsd.htm
Traduzido por David Britto radhesyamaji@yahoo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário