segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sri Rama Navami: E a Lila de Ramacandra no Brasil por Prabhupada


Sri Rama Navami: e a Lila de Ramacandra no Brasil.




“Prabhupada explicou... que estes eventos (Rama lila) haviam acontecido há não menos de oitocentos mil anos...” (SPL 4 pg. 146)

“... No mês de Caitra, no nono dia da lua crescente, na Treta-yuga, o Senhor apareceu, como de costume, para estabelecer os princípios da religião e para aniquilar os elementos perturbadores...” (Bhag.1.12.19 Sign.) “... o Senhor Rama desceu juntamente com Suas porções plenárias, e todas elas apareceram como Seus irmãos mais novos...” (Bhag.1.12.19 Sign.) “... Em alguns milênios, o Senhor Ramacandra e Seus irmãos aparecem como encarnações de Vasudeva, Sankarsana, Pradyumna e Aniruddha, e, em outros milênios, aparecem como encarnações de Narayana, Sesa, Cakra e Sankha.” (Bhag.5.19.2 Sign.)

“... Na assembléia onde mãe Sita deveria escolher seu esposo (sacrifício do rei Janaka, pai de Sita), Ele, em meio aos heróis deste mundo, quebrou o arco pertencente ao Senhor Siva. Esse arco era tão pesado que eram necessários trezentos homens para carregá-lo, mas o Senhor Ramacandra esticou-o, dobrou-o e partiu-o ao meio, assim como um filhote de elefante quebra uma haste de cana-de-açúcar. Assim, o Senhor obteve a mão de mãe Sita, que possuía no mesmo nível de igualdade as qualidades transcendentais: forma, beleza, comportamento, idade e natureza. Na verdade ela era a deusa da fortuna... Enquanto retornava da casa de Sita após reavê-la na assembléia de competidores, o Senhor Ramacandra encontrou-Se com Parasurama. Embora fosse muito orgulhoso de ter eliminado da Terra a ordem real vinte e uma vezes, Parasurama foi derrotado pelo Senhor que parecia uma ksatriya da ordem real.” (Bhag.9.10.7)

“... aceitar apenas uma esposa foi o glorioso exemplo estabelecido pelo Senhor Ramacandra. Ninguém deve aceitar mais do que uma esposa. Naqueles dias, é claro, os homens assumiam várias esposas... Mas o Senhor Ramacandra, como rei ideal, aceitou apenas uma esposa... Todo pai de família deve viver segundo o padrão perfeito do Senhor Ramacandra... Ser pai de família ou viver com esposa e filhos nunca é condenável, contanto que a pessoa viva de acordo com os princípios reguladores delineados pelo varnasrama-dharma. Aqueles que vivem segundo esses princípios, sejam pais de família, brahmacaris ou vanaprasthas, assumem igual importância.” (Bhag. 9.10.54 Sign.) Assim como o Senhor Ramacandra é o esposo ideal..., mãe Sita é a esposa ideal. (9.10.55 Sign.) “... Contudo, a missão do Senhor Ramacandra, não se resumia a matar Ravana, mas também Ele veio ensinar aos seres mortais que a felicidade material, centralizada na vida sexual ou na esposa, causa muitas misérias...” (Bhag. 5.19.5)

“Maharaja Dasaratha (pai de Ramacandra) tinha três esposas. Uma delas, Kaikeyi, servia-o mui atenciosamente, e, portanto ele quis dar-lhe uma benção. Kaikeyi, entretanto, disse que lhe pediria a benção quando chegasse a ocasião oportuna. No momento da coroação do príncipe Ramacandra, Kaikeyi pediu ao seu esposo que elevasse ao trono seu filho Bharata e enviasse Ramacandra para a floresta.” (Bhag.9.10.8 Sign.) “Cumprindo a ordem de Seu pai, que estava atado por uma promessa à sua esposa, o Senhor Ramacandra deixou para trás o Seu reino...” (Bhag. 9.10.8) “... Ele aceitou o exílio na floresta por catorze anos, por ordem de Seu pai, Maharaja Dasaratha...” (Bhag. 1.12.19 Sign.)

“... quando Ravana (‘aquele que causa lágrimas nos outrosBhag. 9.10.26 Sign.), que tinha dez cabeças sobre seus ombros, ouviu comentários acerca dos belos e atraentes traços de Sita, sua mente ficou agitada por desejos luxuriosos, e ele foi tentar raptá-la. Para afasta o Senhor Ramacandra de Seu asrama, Ravana enviou Marica sob a forma de um veado dourado, e ao ver aquele maravilhoso veado, o Senhor Ramacandra deixou Sua residência e seguiu-o até conseguir matá-lo... Quando Ramacandra entrou na floresta e Laksmana também se ausentou, o pior dos Raksasas, Ravana, raptou Sitadevi...” (Bhag. 9.10.10-1) “Havia determinação de que Ravana, o principal dos Raksasas, poderia ser morto por um homem, e por esta razão, o Senhor Ramacandra, a Suprema Personalidade de Deus, apareceu sob a forma de um ser humano...” (Bhag. 5.19.5)

“Na verdade, contudo, Ravana não pode levar Sitadevi em sua forma original. Logo que foi tocada pelas mãos de Ravana, ela deu-lhe uma forma material, mas preservou além do alcance da visão dele sua forma original... Ramacandra e Sua potência, a deusa Sita, mantêm-se afastados da influência da energia material.” (Bhag. 5.19.4 Sign.) “... era impossível Ravana levar Sita. A forma de Sita levada por Ravana era uma representação ilusória de mãe Sitamaya-sita...” (Bhag. 9.10.11 Sign.)

“... Quando procurava Sita, Ramacandra encontrou Jatayu (um pássaro que tentou impedir o rapto de Sita) quase morto e foi informado de que Sita fora carregada por Ravana...” (Bhag. 9.10.12 Sign.) “Após alcançar a praia (para ir ao reino de Ravana), o Senhor Ramacandra jejuou durante três dias, enquanto esperava a chegada do oceano personificado. Ao ver que o oceano não aparecia, o Senhor manifestou Seus passatempos de ira, e pelo Seu simples olhar em direção ao oceano, todas as entidades que viviam dentro dele... ficaram mortos de medo. Então, o oceano personificado, temeroso, aproximou-se do Senhor Ramacandra, levando toda a parafernália utilizada no processo de adoração ao Senhor...” (Bhag. 9.10.13) “Meu Senhor, podeis usar minha água como desejardes (disse o oceano)... podeis cruzá-la e ir até a morada de Ravana... embora minha água não represente nenhum impedimento à Vossa marcha a Lanka (reino de Ravana), por favor, construí uma ponte sobre ela para difundirdes Vossa fama transcendental...” (Bhag. 9.10.15) “Após construir uma ponte sobre o oceano, atirando na água picos de montanhas cujas árvores e outras vegetações haviam sido sacudidas pelas mãos dos grandes macacos, o Senhor Ramacandra foi até Lanka para libertar Sitadevi... o Senhor, juntamente com os macacos-soldados, entrou no reino de Ravana, Lanka, que anteriormente fora queimado por Hanuman.” (Bhag. 9.10.16)

“... Ravana era um grande adorador e devoto do Senhor Siva, e, em troca, ele obteve todas as bênçãos da deusa Durga, tanto que todo o seu reino era construído com edifícios de ouro. No Brasil, na era atual, foram encontradas imensas quantidades de ouro, e, a partir de referências históricas dos Puranas, podemos concluir com certeza que este era o reino de Ravana...” (Bhag. 4.22.36 Sign.)

“... o Senhor Ramacandra fixou uma flecha em Seu arco, apontou para Ravana e disparou a flecha, que trespassou o coração de Ravana como um raio... Ravana, vomitando sangue por suas dez bocas, caía de seu aeroplano...” (Bhag. 9.10.23)

“O Senhor Ramacandra é um exemplo de encarnação de Deus que advém com a missão de paritranaya sadhunam vinasaya ca duskrtamproteger os devotos e aniquilar os canalhas. O Senhor Ramacandra mostra qual o verdadeiro propósito da encarnação da Suprema Personalidade de Deus...” (Bhag. 5.19 Introd.) “... Para ajudar a administração dos semideuses, Ele matou catorze mil demônios...” (Bhag. 1.12.19 Sign.)


“... Tendo terminado o período de Sua permanência na floresta, o Senhor retornou a Ayodhya...” (Bhag. 9.10.32) “... A cidade de Ayodhya ainda existe no distrito de Hyderabad, que está situado ao norte de Uttara Pradesh.” (Bhag. 5.19.2)  “Após aceitar o trono, atendendo ao fervoroso pedido de Seu irmão mais novo, Bharata, o Senhor Ramacandra ordenou que Seus irmãos mais novos saíssem par conquistar o mundo, enquanto Ele permanecia pessoalmente na capital...” (Bhag. 9.11.25) “O Senhor Ramacandra tornou-Se rei durante a Treta-yuga, porém, devido ao Seu bom governo, era como se as pessoas estivessem na Satya-yuga...” (9.10.51) “...Ramacandra é o rei ideal, pois protegeu e manteve a mais elevada cultura da humanidade, conhecida como brahmanya-dharma...” (Bhag. 1.12.19 Sign.) “... pensando que devido ao fato de não terem desejos materiais, os brahmanas deviam possuir o mundo todo...” (Bhag. 9.11.3) “Depois que o Senhor Ramacandra deu tudo isso (todo o seu reino e riquezas) em caridade aos brahmanas, restaram-Lhe apenas Suas roupas pessoais e Seus ornamentos, e da mesma maneira, a rainha, mãe Sita, ficou apenas com sua argola de nariz, e nada mais.” (Bhag. 9.11.5) “... com o coração derretido, eles devolveram toda a propriedade recebida dEle...” (Bhag. 9.11.5)

“... Certa vez, enquanto o Senhor Ramacandra caminhava incógnito à noite, disfarçando-Se para poder aproximar-Se das pessoas e descobrir que opinião tinham a respeito dEle, Ele ouviu um homem falando desfavoravelmente de Sua esposa Sitadevi. [falando à sua esposa incasta, o homem disse] Vais à casa de outro homem, e portanto és incasta e contaminada. Deixarei de dar-te assistência. Um homem dominado pela mulher como o Senhor Rama pode aceitar uma esposa como Sita, que foi à casa de outro homem, porém, diferente dEle, eu não sou dominado por mulheres e portanto eu não voltarei a te aceitar... Os homens com pobre fundo de conhecimento e caráter abominável falam tolices. Temendo semelhantes patifes, o Senhor Ramacandra dispensou Sua esposa, Sitadevi, embora estivesse grávida. Assim, Sitadevi foi para o asrama de Valmiki Muni.”(Bhag. 9.11.8-10) “Sendo desamparada pelo seu esposo, Sitadevi deixou seus filhos (os gêmeos Lava e Kusa) aos cuidados de Valmiki Muni. Então, meditando nos pés de lótus do Senhor Ramacandra, ela foi para dentro da Terra. Após ouvir a notícia de que mãe Sita havia entrado na terra, a Suprema Personalidade de Deus decerto ficou muito aflito. Embora seja a Suprema Personalidade de Deus, ao lembra-Se das notáveis qualidades de mãe Sita, ele não pôde deixar de sentir a mágoa decorrente do amor transcendental.” (Bhag. 9.11.16)

Depois que mãe Sita entrou na Terra, o Senhor Ramacandra observou completo celibato e, por treze mil anos, realizou ininterruptamente um Agnihotra-yajña. Após concluir o sacrifício, o Senhor Ramacandra... entrou em Sua própria morada, o planeta Vaikuntha, situado além do brahmajyoti.” (Bhag. 9.11.18-9) “... Ele desapareceu enquanto tomava banho no rio Sarayu...” (Bhag. 1.12.19 Sign.)

“... Porque adveio para ensinar à sociedade humana quão prestativo o rei deve ser, o Senhor Ramacandra aparentemente abandonou a companhia da mãe Sita e Laksmana. Entretanto, Ele realmente não poderia tê-los abandonado...” (Bhag. 5.19.6 Sign.) “Outro aspecto das instruções dadas pelo Senhor é que, aquele que aceita uma esposa deve ser esposo fiel e dar-lhe proteção plena...” (Bhag. 5.19.6)


Citações do Srimad-Bhagavatam (Bhag.) e do Srila Prabhupada Lilamrta (SPL)

Baixar Google Drive

Compilação: David Britto radhesyamaji@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário