segunda-feira, 21 de maio de 2012

Razões Confidenciais do Aparecimento de Mahaprabhu (Caitanya Caritamrta)


Razões Confidenciais do Aparecimento de Mahaprabhu.


1) As causas do advento do Senhor Caitanya Mahaprabhu
(C.c. 1.3)

Krsnadas kaviraja diz:
“O Senhor Krsna, o filho do rei de Vraja, é o Senhor Supremo. Ele goza eternamente de passatempos transcendentais em Sua morada eterna, Goloka, que inclui Vrajadhama. Uma vez em cada dia de Brahma, Ele desce a este mundo para manifestar Seus passatempos transcendentais. Sabemos que existem 4 eras (yugas), a saber; Satya, Treta, Dvapara e Kali. Estas 4 juntas compreendem uma divya-yuga. Setenta e uma divya-yugas constituem um manvantara. Existem 14 manvantaras em cada dia de Brahma.” (V.5-8)
             “No fim da Dvapara-yuga da 28° divya-yuga, o Senhor Krsna aparece na Terra com toda a parafernália de Sua Vrajadhama eterna.” (V.10)
“Agora estamos no período de Vaivasvata Manu, durante o qual o Senhor Caitanya aparece. Primeiramente, o Senhor Krsna aparece na conclusão da Dvapara-yuga da 28° divya-yuga, e a seguir aparece o Senhor Caitanya na Kali-yuga da mesma divya-yuga. O Senhor Krsna e o Senhor Caitanya aparecem uma vez em cada dia de Brahma. (uma vez a cada 4.320.000.000 anos solares).” (Sign. V.10) 
“Advaita Acarya Gosvami é uma encarnação do Senhor como devoto. Seus altos brados foram a causa da encarnação de Krsna. Sempre que Sri Krsna deseja manifestar Sua encarnação na Terra, primeiramente Ele cria as encarnações de Seus respeitáveis predecessores.” (V.92-3)
“Ao aparecer, Advaita Acarya encontrou o mundo desprovido de serviço devocional a Sri Krsna, pois as pessoas estavam absortas em afazeres materiais.” (V.96)
“Vendo as atividades do mundo, o Acarya sentiu compaixão, e pôs-se a considerar como poderia agir para o benefício do povo. “Caso Sri Krsna aparecesse como uma encarnação, Ele próprio, por Seu exemplo pessoal, poderia pregar devoção”.” (V.98-9)
“Enquanto (Advaita Acarya) pensava sobre como agradar a Krsna adorando-O, o seguinte verso veio a Sua mente. “Sri Krsna, que é muito afetuoso com Seus devotos, vende-Se a um devoto que Lhe oferece uma folha de Tulasi e um punhado d’água”.” (V.103-4)
“Pensando nos pés de lótus de Sri Krsna, Ele constantemente oferecia brotos de Tulasi em água do Ganges. Ele invocou Sri Krsna em altos brados e assim, possibilitou o aparecimento de Krsna. Portanto, esta invocação de Advaita Acarya é a razão principal porque desceu Sri Caitanya. O Senhor, o protetor da religião, aparece pelo desejo de Seu devoto.” (V.108-10)


2) As razões confidenciais para o aparecimento do Senhor Caitanya.
(C.c. 1. 4)

Krsnadas kaviraja diz:
“... esta encarnação desce para propagar o canto do santo nome e difundir amor a Deus. Embora isso seja verdade, essa é apenas a razão externa para a encarnação do Senhor. Por favor, ouvi outra razão – a razão confidencial – para o aparecimento do Senhor. As escrituras proclamam que anteriormente o Senhor Krsna desceu para aliviar o fardo da Terra. Entretanto, aliviar este fardo não é tarefa da Suprema Personalidade de Deus. O Senhor Visnu, o mantenedor, é que protege o universo. Porém, a época de aliviar o fardo do mundo coincidiu com a época da encarnação do Senhor Krsna. Quando a Suprema Personalidade de Deus completa desce, todas as demais encarnações do Senhor reúnem-Se dentro dEle.” (V.5-10)
“Portanto, nessa ocasião, o Senhor Visnu está presente no corpo do Senhor Krsna, e o Senhor Krsna mata os demônios através dEle. Assim a matança dos demônios é apenas uma tarefa secundária. Vou agora falar da razão principal para a encarnação do Senhor. O desejo do Senhor de aparecer nasceu de duas razões:
(1) Ele desejava saborear a doce essência dos deleites do amor a Deus, 
(2) e desejava propagar ao mundo o serviço devocional na plataforma de atração espontânea. Deste modo, Ele é conhecido como supremamente jubiloso e como o mais misericordioso de todos. “Todo o universo está repleto do conceito de Minha majestade, mas, o amor enfraquecido por esse senso de majestade não Me satisfaz. Se alguém Me considera o Senhor Supremo e considera-se subordinado, não Me torno subalterno a seu amor, nem pode tal amor Me controlar”.” (V.13-8)
“Assim como esses desejos constituem a razão fundamental para o aparecimento de Krsna ao passo que destruir os demônios é apenas uma necessidade acidental, da mesma forma, para Sri Krsna Caitanya, a Suprema Personalidade de Deus, promulgar o dharma da era é acidental. Quando o Senhor desejou aparecer por outra razão, a época de promulgar a religião da era também surgiu.”
(V.36-8)

 

2.1) Os 3 desejos do Senhor Krsna


Krsnadas kaviraja diz:
“Muito embora o Senhor Krsna, a morada de todas as doçuras, tivesse anteriormente degustado dessa maneira (passatempos da Krsna lila descritos em versos anteriores) a essência das doçuras do amor, de qualquer modo, Ele foi incapaz de satisfazer 3 desejos, embora Se esforçasse para saboreá-los. Vou explicar Seu 1° desejo.”


2.1.1) 1° Desejo: Experimentar a força do amor que é sentido por Radharani.

Krsna diz: “Sou a causa primordial de todas as rasas. Sou a verdade espiritual plena e sou feito de alegria plena, mas o amor de Srimati Radharani deixa-Me louco. Não conheço a força do amor de Radha, com o qual Ela sempre Me arrebata. O amor de Radhika é Meu mestre, e Eu sou Seu discípulo dançarino. O prema dEla faz-Me dançar diversas danças singulares”.” (V.120-4)
““Todo o prazer que Eu sinto ao saborear Meu amor por Srimati Radharani, Ela saboreia dez milhões de vezes mais do que Eu devido ao amor dEla”.” (V.126)
““Se Eu puder alguma vez ser a morada desse amor, somente então poderei experimentar Sua alegria.” Pensando dessa maneira, o Senhor Krsna ficou curioso para saborear aquele amor. Seu ávido desejo de ter aquele amor ardia cada vez mais em Seu coração.” (V.135-6)


2.1.2) 2° Desejo: Descobrir o limite de Sua própria doçura

“Este é um desejo. Agora, por favor, ouvi-me falar de outro. Vendo a Sua própria beleza, o Senhor Krsna passou a considerar. “Minha doçura é maravilhosa, infinita e plena. Ninguém nos 3 mundos pode descobrir seu limite. Somente Radhika, pela intensidade de Seu amor, saboreia todo o néctar de Minha doçura. Embora o amor de Radha seja puro como um espelho, sua pureza aumenta a cada momento. Minha doçura também não tem como expandir-se, não obstante ela brilha diante desse espelho com beleza sempre nova. Há uma competição constante entre Minha doçura e o espelho do amor de Radha. Embora ambos estejam sempre ampliando-se, nenhum deles conhece a derrota. Minha doçura é sempre cada vez mais nova. Os devotos saboreiam-na segundo seu próprio e respectivo amor. Se contemplo Minha doçura num espelho, sinto-Me incitado a saboreá-la, mas, não obstante, não posso. Se delibero sobre um modo de saboreá-la, descubro que anseio pela posição de Radhika”.” (V.137-45)
“Esta é uma descrição de Seu 2° desejo. Agora, por favor, ouvi-me enquanto descrevo o terceiro.” (V.159)


2.1.3) 3° Desejo: Saborear a felicidade da doçura de amor conjugal das gopis - rudha-bhava

“Quando vêem o Senhor Krsna, as gopis sentem bem-aventurança ilimitada, embora não desejem tal prazer. As gopis experimentam um prazer dez milhões de vezes maior do que o prazer que o Senhor Krsna sente ao vê-las.” (V.186-7)
“Ele apareceu para saborear essa doçura conjugal e incidentalmente divulgar todas as rasas.” (V.223)


2.2) Conclusão:

“Com a atitude de Srimati Radharani, Ele também satisfez Seus próprios desejos. É esta a razão principal para Seu aparecimento.” (V.221)
“Os olhos dEla encantam-se com a beleza do Senhor Krsna, o inimigo de Kamsa. Seu corpo estremece de prazer ao toque dEle. Seus ouvidos são sempre atraídos pela doce voz dEle, Suas narinas encantam-se com a fragrância dEle e Sua língua anseia pelo néctar dos macios lábios dEle. Ela abaixa Seu rosto de lótus, fingindo exercitar autocontrole, mas não pode deixar de mostrar os sinais externos de Seu amor espontâneo pelo Senhor Krsna.”.
““Levando isso em consideração, posso compreender que alguma doçura desconhecida em Mim controla toda a existência de Minha cativadora, Srimati Radharani. Vivo ansioso por saborear a alegria que Radharani obtém de Mim”.” (V.260-2)
““Apareço no mundo para saborear doçuras. Vou saborear as doçuras do amor puro de diversas maneiras. Vou ensinar o serviço devocional, que brota do amor espontâneo dos devotos, demonstrando-o pessoalmente com Meus passatempos. Mas, esses 3 desejos não foram satisfeitos, pois não é possível desfrutá-los numa posição oposta. A menos que Eu aceite o brilho do amor extático de Sri Radhika, esses Meus 3 desejos não poderão ser satisfeitos. Portanto, assumindo os sentimentos e a cor do corpo de Radharani, vou descer para satisfazer esses 3 desejos.” Dessa maneira, o Senhor Krsna tomou Sua decisão. Simultaneamente, chegava o momento para a encarnação própria da era. Nessa altura Sri Advaita adorava-O fervorosamente. Advaita atraiu-O com Seus altos brados.” (V.264-70)
“O Senhor Krsna desejou saborear as nectáreas doçuras ilimitadas do amor de uma dentre Sua multidão de donzelas amorosas [Sri Radha], e assim assumiu a forma do Senhor Caitanya. Ele saboreou este amor enquanto ocultava Sua própria tez morena sob a cor amarela e refulgente dEla. Que este Senhor Caitanya nos conceda Sua graça.” (V.275)
             “Svarupa Damodara Gosvami descreve o Senhor Caitanya como sendo o próprio Krsna com a atitude de Radharani, ou seja, uma combinação de Radha e Krsna. A intenção dEle é saborear a doçura de Krsna em amor transcendental. O Senhor Caitanya não tem vontade de considerar-Se Krsna, pois deseja a posição de Radharani.”
(Sign. V.41)


3) O advento do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu.
(C.c. 1. 13)


“Um brahmana erudito chamado Upendra Misra, que residia no distrito de Srihatta, era o pai de Jagannatha Misra, que foi para Navadvipa estudar sob a orientação de Nilambara Cakravarti e, então, estabeleceu-se ali após casar-se com Sacidevi, a filha de Nilambara Cakravarti. Sri Sacidevi deu à luz oito crianças, todas meninas, que morreram uma após outra imediatamente após o nascimento. Após sua nona gravidez, ela deu à luz um filho que se chamou Visvarupa (irmão mais velho de Caitanya e uma encarnação de Baladeva). Então, em 1407 da era Saka, na noite de lua cheia do mês de Phalguna, sob a constelação de simhalagna, o Senhor Caitanya Mahaprabhu apareceu como filho de Sri Sacidevi e Jagannatha Misra.” (Introd. p.417)

“No mês de Janeiro do ano 1406 da era Saka, o Senhor Krsna entrou nos corpos tanto de Jagannatha Misra quanto de Saci.” (V.80)
             “O Senhor Caitanya Mahaprabhu nasceu no ano de 1407 da era Saka, no mês de Phalguna. Porém, aqui, vemos que Ele entrou nos corpos de Seus pais no ano de 1406, no mês de Magha. Portanto, o Senhor entrou nos corpos de Seus pais treze meses completos antes de Seu nascimento.” (Sign. V.80)
             “Jagannatha Misra replicou então: “Num sonho, vi a refulgente morada do Senhor em meu coração. De meu coração ela entrou em teu coração. Posso perceber, portanto, que logo uma grande personalidade nascerá”.” (V.84-5)
             “Dessa maneira, a gravidez aproximou-se de seu 13° mês, mas ainda não havia sinal de parto da criança. Assim, Jagannatha Misra ficou bastante apreensivo. Então Nilambara Cakravarti [o avô de Sri Caitanya Mahaprabhu, que anteriormente foi o astrólogo Gargamuni na Krsna-lila] fez um cálculo astrológico e disse que naquele mês, aproveitando-Se de um momento auspicioso, a criança nasceria. Assim, no ano de 1407 da era Saka, na noite de lua cheia do mês de Phalguna [março-abril], o momento auspicioso e desejado surgiu.” (V.87-9)
             “Quando a imaculada lua de Caitanya Mahaprabhu despontou, que necessidade havia de uma lua repleta de marcas negras em seu corpo? Considerando isto, Rahu, o planeta negro, cobriu a lua cheia, e imediatamente vibrações de “Krsna! Krsna! Hari!” inundaram os três mundos. Assim todas as pessoas cantaram o maha-mantra Hare Krsna durante o eclipse lunar, e suas mentes ficaram maravilhadas. (V.91-3)
             “É costume na Índia todos os seguidores das escrituras védicas banharem-se no Ganges ou no mar tão logo haja um eclipse lunar ou solar. Todos os seguidores estritos da religião védica ficam de pé na água no decorrer de todo o período do eclipse e cantam o maha-mantra Hare Krsna.” (Sign. V.92)
             “O mundo inteiro ficou satisfeito. Enquanto os hindus cantavam o santo nome do Senhor, os não-hindus, especialmente os maometanos, imitavam jocosamente as palavras.” (V.95)


3.1) O nome Visvambhara

Nilambara Cakravarti diz:
             “Este bebê tem todos os indícios do Senhor Narayana nas palmas e solas dos pés. Ele será capaz de salvar todos os três mundos. Esta criança pregará o culto Vaisnava e libertará tanto Sua família materna quanto paterna. Proponho a execução da cerimônia de dar o nome (dasa-vidha-samskara). Devemos celebrar um festival e convocar os brahmanas porque hoje é dia muito auspicioso. No futuro, esta criança protegerá e manterá todo o mundo. Por esta razão, Ele será chamado Visvambhara.” (14. V.16-9)
             “Por proteger e manter este mundo na atual Kali-yuga, o Senhor Caitanya Mahaprabhu é Visvambhara, ou seja, Aquele que alimenta o mundo inteiro.” (Sign. 14, V.19)
             “Em Seus passatempos iniciais, Ele é conhecido como Visvambhara porque inunda o mundo com o néctar da devoção e, assim, salva os seres vivos. A raiz verbal “dubhrñ” [que é a raiz verbal da palavra Visvambhara] indica nutrição e manutenção. Ele [Caitanya] nutre e mantém os 3 mundos, distribuindo amor a Deus.” (C.c.1.3. V.32-3)


3.2) O nome Nimai

             “Todas as classes de senhoras e cavalheiros da respeitável comunidade brahmínica, levando pratos repletos de diversos presentes, vieram com suas oferendas... Vestindo-se como esposas de brahmanas, todas as senhoras celestiais, incluindo as esposas do Senhor Brahma, do Senhor Siva, do Senhor Nrsimhadeva, do rei Indra... vieram ali com variedades de presentes”. (V.104-5)
             “... a esposa de Advaita Acarya, Sitadevi (ou Sita Thakurani), que é adorável para todo o mundo, tendo obtido permissão de seu esposo, foi visitar aquela criança suprema com toda a espécie de presentes e oferendas”. (V.111)
             “Ela abençoou a criança recém-nascida, colocando grama fresca e arroz sobre Sua cabeça e dizendo: “Que sejas abençoado com uma longa duração de vida.” Porém, temendo fantasmas e bruxas, deu à criança o nome de Nimai.” (V.117)
             “Acredita-se que semelhantes criaturas inauspiciosas não podem aproximar-se de uma árvore nima. Pelo menos na medicina aceita-se que a madeira de nima é extremamente anti-séptica, e antigamente era costume ter uma árvore defronte da casa... A madeira de nima é tão antisséptica que a ciência ayurvédica usa-a para curar lepra. Os cientistas médicos extraíram o princípio ativo da árvore nima, que se chama ácido margósico. A nima é usado para muitos propósitos, especialmente para escovar os dentes... Por causa de todas as propriedades anti-sépticas da árvore nima e porque o Senhor Caitanya nasceu debaixo de uma árvore nima, Sita Thakurani deu ao Senhor o nome Nimai... Ele era chamado por esse nome, embora Seu nome verdadeiro fosse Visvambhara.” (Sign. V.117)


3.3) O nome Caitanya

“A palavra caitanya significa “força viva”. A palavra amrta quer dizer imortal. As palavras caitanya caritamrta podem, então, ser traduzidas como “O caráter da força viva na imortalidade”. O Caitanya-caritamrta nos mostra como Caitanya ensinou as pessoas a tornarem-se imortais, e assim o título pode ser perfeitamente traduzido como “o caráter imortal da força viva”. A força viva suprema é a Suprema Personalidade de Deus.”  (Ensinamentos do Senhor Caitanya. Introd. p.1 e 4)
A palavra Caitanya também significa “força espiritual”.  (Sign. C.c. 2.7. V.66)

Sri Caitanya Mahaprabhu aceitou sannyasa de Kesava Bharati na Bharati sampradaya (comunidade), a qual pertence à sucessão discipular de Sankaracarya. Sankaracarya introduziu 10 nomes para seus discípulos sannyasis, de acordo com suas qualidades, características e inclinações na vida espiritual. Esses nomes são: Tirtha, Asrama, Vana, Aranya, Giri, Parvata, Sagara, Sarasvati, Bharati, Puri. (Obs: Neste significado há uma descrição das qualidades referentes a cada nome de sannyasi.)
Todos esses sannyasis são assistidos por brahmacaris, os quais também recebem nomes de acordo com suas qualidades. Os nomes são os seguintes: Svarupa-brahmacari, Prakasa-brahmacari, Ananda-brahmacari, e Caitanya-brahmacari. O nome Caitanya-brahmacari é outorgado à alguém capaz de distinguir entre matéria e espírito, que nunca se deixa perturbar por transformações materiais e que medita na refulgência ilimitada, inexaurível e auspiciosa do Brahman. Tal brahmacari é um erudito de primeira classe e é chamado Caitanya. Certa vez, ao encontrar-se com o Senhor Caitanya Mahaprabhu, Sarvabhauma Bhattacarya considerou-O uma pessoa muito humilde e mansa, pois, guardou Seu nome de brahmacari mesmo após aceitar sannyasa.  (Esses dois últimos parágrafos são um resumo do Sign C.c. 2.1.6. V.69 e 73)


Compilação do Caitanya Caritamrta e Ensinamentos do Senhor Caitanya de Srila Prabhupada. Os títulos dos tópicos foram feitos por mim para organizar a compilação por temas.

Compilação: David Britto radhesyamaji@yahoo.com.br

Baixar gratuitamente em texto em formato Word e Pdf Google Drive ou  4shared



Nenhum comentário:

Postar um comentário